As empresas terão que fazer evoluir o seu processo de gestão de numerário. Pedro Mourato Gordo, CEO da Zarph, explica porquê.
Como a gestão de tesouraria pode melhorar o negócio das empresas
6 Março, 2017
img_3352
Pedro Gordo deixa a liderança da Startup Zarph
26 Abril, 2017

Caso de Sucesso: Empark confia instalação de módulos de pagamento à Zarph

caso-de-sucesso-empark-banner

O projeto desenvolvido em parceria com a Zarph teve como principal objetivo automatizar a operação da Empark e melhorar a qualidade do serviço aos seus Clientes. A experiência e conhecimento da Zarph na área dos pagamentos e no setor dos transportes foram decisivos para a concretização deste projeto.


DESAFIO

A Empark iniciou há alguns anos um processo de centralização dos seus parques de estacionamento,
com o objetivo de automatizar ao máximo a sua operação. Simultaneamente, era importante melhorar a interação com o Cliente, tornando-a o mais autónoma possível. Neste sentido, adicionar um método de pagamento alternativo ao numerário revelou-se urgente e indispensável.

Foi no seguimento da renovação do contrato de gestão dos parques de estacionamento dos 3 aeroportos portugueses (propriedade da ANA SA), que surgiu esta necessidade. O projeto tinha como requisito otimizar inúmeras operações que até então exigiam o apoio de operador.

SOLUÇÃO

A solução implementada foi um Módulo de Pagamento Automático para cartões, integrada com a Zarph Global Support (ZGS), a plataforma web da Zarph que integra e centraliza toda a informação sobre a operação.

A solução implementada pela Zarph está certificada para compra e compra com autorização pela SIBS e permite o pagamento a débito e crédito.

A Zarph Global Support permite a todos os intervenientes a gestão de informação em tempo real, garantindo eficiência no processo e maximização da rentabilidade dos equipamentos. Permite saber os montantes exatos creditados em conta, por equipamento e/ou local; analisar pagamentos, aceder a toda a informação de gestão, etc.

Os requisitos que a Empark definiu para escolher o parceiro para este projeto foram muito além da simples integração dos módulos de pagamento com as máquinas de pagamento automático de diferentes fornecedores.

Segundo Vitor Mendes, Diretor Infraestruturas Portugal da Empark, era necessário garantir que a informação das transações fosse mapeada e que os movimentos registados no banco fossem automaticamente reconciliados e identificados um a um, com a contabilização dos valores de comissões e de crédito. A Zarph foi a única empresa capaz de responder a ambas necessidades: módulos compatíveis com diferentes sistemas e uma plataforma ajustada às exatas necessidades da organização para um controlo e monitorização permanente das transações eletrónicas.”

A Empark já implementou 34 módulos de pagamento automáticos, em 22 parques de estacionamentos. Atualmente, com o apoio da ZGS, consegue centralizar a informação de todos os equipamentos e já conta com cerca de 40 utilizadores na plataforma web.

A montagem dos módulos de pagamento automático foi realizada pela Empark, com formação e apoio da Zarph.

Além deste apoio, a Zarph:

  • Desenvolveu a integração dos módulos de pagamento automático com as várias caixas de pagamento existentes nos parques;
  • Garantiu a centralização da informação dos vários módulos de pagamento automático na plataforma web, tais como pagamentos, fechos contabilísticos e comissões;
  • Integrou na plataforma web a informação de módulos de pagamento automático de outros fornecedores já existentes;
  • Presta apoio de 2ª linha na assistência técnica.

Segundo o responsável, a implementação correu muito bem. Foram cumpridos todos os prazos e as especificações técnicas exigidas no início do projeto. Não houve más surpresas”, revela.

Resultados

A Solução fornecida pela Zarph permitiu à Empark não só garantir a autonomia e disponibilidade total de pagamento ao seu Cliente, como garantiu a monitorização e controlo dos montantes exatos creditados em conta, ou seja, o valor de pagamento de Clientes deduzindo as comissões bancárias aplicadas para cada tipo de contrato de suporte dos cartões utilizados como meios de pagamentos.

Adicionalmente, a Empark tem agora acesso à informação pormenorizada sobre os pagamentos por equipamento, pagamento por local, análise de pagamentos de acordo com critérios pré-definidos, volume de pagamentos, informação de gestão (fechos), estado de funcionamento da rede suportada, monitorização da rede e receção e avaliação de eventos.

A solução teve um impacto muito positivo da faturação da empresa, uma vez que disponibilizou mais um método de pagamento, possibilitando melhorar a qualidade do serviço ao seu Cliente.

De acordo com o Diretor, “tudo o que a Zarph prometeu fazer, cumpriu. Além disso, mantém um acompanhamento direto e muito próximo do processo, fazendo com que nos sintamos ‘acompanhados’ pelo fornecedor que já é mais do que isso, já ganhou o estatuto de ‘parceiro’!”

No futuro, a Empark irá estender o pagamento eletrónico a todas as máquinas automáticas dos diferentes parques e, ao avançar para as novas soluções de parques com acesso por matrícula,a Empark conta com a Zarph como parceira no desenvolvimento e implementação das soluções de pagamento eletrónico e respetiva integração”, afirma Vitor Mendes.

A Empark é especialista no setor do estacionamento e da mobilidade em Espanha e Portugal, e situa-se na primeira linha a nível internacional. Com presença em 174 cidades em Espanha, Portugal, Reino Unido, Andorra e Turquia, são responsáveis pela gestão de mais de 530.000 lugares de estacionamento, que facilitam a deslocação de 150 milhões de pessoas por ano, ajudando-as a otimizar o seu tempo. Para mais informações visite www.empark.com

A Zarph é uma empresa especialista em Cash Management, focada na criação de soluções nas áreas de gestão de tesouraria e sistema de pagamentos que otimizam e maximizam processos que garantem inovação, competitividade, alta performance e valor acrescentado aos clientes e parceiros. José de Mello Saúde, EMEL, Brisa e Barraqueiro Transportes são algumas das empresas que fazem parte do portefólio de clientes da Zarph. Para mais informações visite www.zarph.com.

Quer saber mais sobre os nossos Sistemas de Pagamentos?
Preencha o formulário abaixo e entraremos em contacto o mais brevemente possível.

 


Tomei conhecimento e autorizo o tratamento de todos os dados enviados de acordo com a Política de Privacidade e Proteção de Dados da Zarph.

Share on Facebook14Share on LinkedIn0Tweet about this on Twitter